De treinamento e capacitação aos cuidados com a saúde e auto-estima dos nossos colaboradores
Criação de Protocolos Operacionais Padrão (Pop’s) de Enfermagem
A criação e revisão dos POP’s é importante para o serviço da equipe de enfermagem, pois se trata de uma ferramenta que orienta a execução dos procedimentos e tarefas, seguindo diretrizes, obedecendo as normas e legislação inerentes a cada setor e profissional e padronizando as atividades. Com ele, é possível determinar qual a atividade, quem é o profissional executante, como ele irá realizar e quando será feito. Dessa forma é organizado em etapas, colaborando para a qualidade, a eficiência e eficácia dos procedimentos a serem realizados. O uso dos POP’s contribui também para o controle de gasto de material, pois o profissional irá realizar o procedimento sabendo o que é e quanto será usado, evitando assim o desperdício de materiais e insumos.
Treinamento e Capacitações
Foram realizados treinamentos no Complexo Hospitalar de Ibirité, abrangendo setores da UIA, Centro Cirúrgico, CTI e UPA com a equipe de enfermagem, além dos colaboradores da recepção, lavanderia, higienização e profissional técnica de segurança do trabalho e psicóloga. Com os colaboradores da higienização foi realizada a abordagem voltada para o controle de infecção hospitalar, lavagem das mãos utilizando a técnica adequada, o uso correto dos sanitizantes, os tipos de desinfecção, assepsia e lavagem.
Foi elaborado um cronograma de treinamentos de acordo o diagnóstico situacional realizado na unidade, onde foram identificadas as necessidades das equipes. Ao longo dos meses subsequentes serão feitas as capacitações, podendo ser alterada a ordem conforme seja identificada a necessidade. Percebe-se que o comportamento dos colaboradores já começa a mudar para melhor, passam a entender a importância dessas abordagens e a sinalizar o colega se estiver fazendo algo diferente do proposto. Ou seja, melhora o desempenho na execução da sua atividade.

O Complexo de Saúde de Ibirité é extenso e os carros de higienização por serem pequenos, exigiam que os profissionais da limpeza precisassem se agachar e levantar por diversas vezes, proporcionando maior desgaste dos mesmos e possibilitando, inclusive, o acometimento de lesões nos profissionais. Foram adquiridos e disponibilizados pela APAS, carros maiores e completos para que os colaboradores realizem os serviços com maior conforto, menos esforço e sem riscos à saúde.

Fator importante no processo organizacional de qualquer instituição, o relógio de ponto para controle de entrada e saída dos colaboradores da unidade não existia. Atualmente, três relógios de ponto encontram-se instalados fazendo com que os colaboradores registrem seus pontos de forma correta dando mais fluidez e consistência às informações que chegam ao Departamento Pessoal.
A aquisição dos crachás para todos os colaboradores, bem como a decisão de unificar a entrada dos profissionais em único acesso, permitiu uma melhor organização na entrada e saída da unidade. Concomitante a esse processo, reativou-se as câmeras de segurança em toda a área hospitalar com acompanhamento vinte quatro horas por dia, resultando em uma maior segurança e melhor controle.